cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
danilo_santos1
Level 4
Employee Accredited
A evolução da tecnologia tem mostrado que o número de servidores virtualizados vem crescendo cada vez mais. Os clientes de hoje visam principalmente a redução da infra-estrutura física que está inclusive diretamente relacionada a redução do CapEx (custo de capital) e OpEx (custo operacional).
 
As soluções de Cloud e virtualização revolucionaram o consumo de serviços de TI. Um cliente pode basicamente solicitar um recurso e em seguida ter acesso a novos servidores, aplicativos e serviços de TI dentro de alguns minutos. IaaS (Infraestrutura como serviço) trouxe enormes ganhos de produtividade aos clientes.
 
BaaS (Backup como uma solução de serviço) permite que os provedores de serviços (MSPs) gerem fluxos de receitas adicionais através da oferta de serviços de backup para clientes com o objetivo de:
 
- Entregar a proteção de dados críticos dos clientes, mesmo durante os mais lentos meios de comunicação, usando a desduplicação de dados. 
 
- Reduzir a complexidade do ambiente de seus clientes, abordando simultaneamente os regulamentos de governança e compliance. 
 
- Reduzir os requisitos de armazenamento, a fim de oferecer preços atraentes dos serviços de backup.
 
- Melhorar a gestão de nível de serviço com avançados relatórios operacionais e de negócios de todos os dados protegidos.
 
De acordo com recente pesquisa da IDC, os clientes acham que os benefícios dos serviços em nuvem resultam na redução de custos, tempo mais rápido ao mercado, self-service para usuários, padronização de serviços de TI, escalabilidade elástica, etc. Algumas empresas procuram usar nuvens públicas, aproveitando a infra-estrutura e recursos de terceiros, muitas vezes, a terceirização de toda a sua operação de TI junto ao provedor de serviços que hospeda e gerencia esta infra.
 
Recentemente foi anunciada a parceria entre Symantec e Biomni com o objetivo de produzir uma solução integrada e atender os serviços de backup em nuvem na camada cliente final e provedores de serviço (NetBackup v7.6 com novos recursos de gerenciamento e automação para vCloud Director do VMware vCenter e vCloud) com uma plataforma web de self-service chamada Front Office. 
 
O Front-Office permite que o cliente possa:
 
- Fazer Backup e Restore (podendo especificar a política de backup com base em um template definido pelo NetBackup e também selecionar a opção de executar um backup manual)
 
- Restaurar arquivos individuais (GRT) e alternate restore
 
- Multi-locação, ou seja, permite a organização diferente para solicitar serviços do NetBackup através de um portal 
 
- Serviços adicionais do NetBackup são configuráveis através da flexibilidade do Front Office adapter.
 
- Permite navegar pelos seus conteúdos de vCloud e selecionar a partir do vDC e vApp para especificar o que você quer fazer backup
 
 
Backup as a Service é um dos pontos-chave do NetBackup 7.6.
 
 
Em breve, trarei mais informações a respeito deste tema.
 
 
 
 
Estou a disposição para quaisquer dúvidas ou esclarecimentos!
 
Abs,
Danilo Santos
 
 

 

Version history
Last update:
‎03-10-2014 02:08 PM
Updated by: