cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Políticas de Backup

heltonfranklinc
Not applicable
Partner Accredited

 

Olá, vou deixar aqui exemplos de políticas de backup para alguns ambientes, pois quando comecei a trabalhar com backup, não havia muita informação a respeito, e hoje em dia também não se tem muita informação sobre políticas de backup em português.

 

O primeiro backup, deverá ser Full, para que o sistema tenha a referência, e consiga fazer os próximos backups Incrementais ou Diferenciais.

 

Por exemplo, temos 1 Servidor de Arquivos, esse servidor tem aproximadamente 1 TB de informações, no primeiro backup Full, o backup levará 1 TB de informações, isso é, supondo que você marcou para fazer todo o disco que contém esse 1TB.

 

O primeiro backup, é o mais demorado de todos, pois ele irá ler todos os arquivos e mudar o bit dele. Essa alteração no Bit é que vai dizer para o sistema, que o arquivo foi backupeado.

Supondo que esse backup foi feito no Domingo e no último dia do mês, chamaremos ele de Backup_File_Server_Full_Mensal e o tempo dele foi de 10 horas levando 1 TB de informação.

 

Na Segunda-Feira, todos os funcionários irão utilizar o File Server para os seus trabalhos, e todos os arquivos que foram modificados estão no servidor, até então sem backup atualizado, por enquanto só temos o backup do dia anterior, onde foi feito o Backup Full.

Após os usuários terminarem seus trabalhos, criaremos uma política que chamaremos de Backup_File_Server_Incremental_Diario onde será definido o horário para a execução, o recomendado é após o expediente de trabalho, onde o trafego da rede esteja baixo.

Colocaremos o horário das 22:00hs para essa tarefa.

Assim que a Política Backup_File_Server_Incremental_Diario for executada automaticamente as 22:00hs, o sistema de backup irá começar a fazer a leitura dos dados, ele irá checar se o Bit do arquivo foi modificado, desde o seu último backup, caso não tenha modificação, ele irá pular o arquivo e checar o próximo, caso o arquivo tenha modificação, ele será Backupeado, e assim será feito com todos os arquivos desse servidor.

Geralmente, o backup Incremental, é 90% menor do que o backup Full, pois geralmente não se altera ou cria Tantos dados, do dia para noite, claro, se falarmos de um ambiente normal, sem nenhuma mudança ou migração de dados.

Você também pode fazer backup diferencial, que para o caso de um desastre, a volta é bem mais rápida, pois o backup diferencial irá fazer o backup, comparando o que foi backupeado a partir do último backup Full. Nesse caso, o backup é um pouco mais lento que o incremental. Pois todo arquivo, mesmo que modificado apenas 1 vez depois do Backup Full será copiado no Backup Diferencial.

 

A única vantagem do backup Diferencial, é em relação ao Restore, que no caso de ter que voltar todo o ambiente você precisará apenas do Último Backup Full + Ultimo Diferencial.

No Backup Incremental, você deverá voltar o último Backup Full + Incremental + Incremental + Incremental.

Uma Boa Pratica de backup é você sempre ter um backup FULL_SEMANAL no final de semana e INCREMENTAL_DIÁRIO durante os dias da semana, se houver a possibilidade de fazer 1 Diferencial no meio da semana, também é interessante.

Exemplo:

Capture.JPG

Então você terá criado 4 políticas de backup:

 

Backup_File_Server_Full_Mensal

Backup_File_Server_Full_Semanal

Backup_File_Server_Inc_Diário

Backup_File_Server_Dif_Semanal

 

Com essas Políticas, seu ambiente ficará mais seguro, no caso de ter que voltar o ambiente todo, e se algum usuário eventualmente solicitar o Restore de apenas 1 arquivo, modificado ou excluído, a chance de você ter esse arquivo é grande.

Claro que pode acontecer, de criar e deletar 1 arquivo no mesmo dia e você não ter esse Arquivo em Restore, mas ai já depende de uma política de backup mais específica, de hora em hora por exemplo.

Espero ter contribuído.

Abraços!

Helton Franklin